segunda-feira, fevereiro 13, 2006

QUARENTA E DOIS

- Oi, eu queria experimentar esse tênis aqui...

- Qual o tamanho?

- 42.

- 42? Hum... Só um segundinho que eu vou dar uma olhada no estoque.

A princípio imagina-se que o cidadão (ou cidadã) irá até um quartinho chamado ‘estoque‘ para procurar seu tênis no meio de um monte de caixas empilhadas. Mas isso a princípio.

Porque eu não acredito que o estoque seja só isso. Não pode ser. Se fosse só isso mesmo, não teria como demorar tanto a busca pelo 42. É 42, tem muita gente que calça 42. Os 42 não podem viver tão escondidos assim. Se fosse 46, até dava pra entender. Mas o 42 não.

Durante a espera, dá pra imaginar como funciona esse tal de estoque. O óbvio seria pensar num quartinho minúsculo, com um monte de caixas empilhadas e organizadas com quase nenhum espaço pra andar. Mas aí não faria sentido demorar tanto.

Então imagino que o estoque seja um quartinho realmente grande. Grande mesmo. Com espaço de sobra. E quando tem espaço de sobra, você sabe como é, vira bagunça. Não tem jeito. Caixas jogadas pra cá, outras pra lá. Masculino na caixa de feminino, Nike na caixa de Topper, 42 na caixa de 38, 38 na caixa do ventilador, enfim, uma zona.

Às vezes acho que o estoque pode ser bem diferente disso tudo. Vejo até como uma espécie de sala dos professores. Uma sala que os vendedores só podem frequentar quando estão atendendo um cliente. Aí aproveitam pra comer uma bolachinha, tomar um café, fumar um cigarro... É o ‘cinco minutos’ de descanso deles. Ligam pra casa, pra namorada, pros amigos. Não duvido nada que role também umas partidas de poker. Qual a aposta? O seu número. Quem perde, não pode fazer a venda. O tênis até está lá, guardadinho, bonitinho. Mas por causa de uma maldita aposta, você vai voltar pra casa com um mais feinho.

Isso quando o cara não chega no estoque, encontra o tênis, vê que é o último, prova e decide ficar com ele. Afinal, ser um vendedor de tênis tinha que ter alguma vantagem.

Agora, pode acontecer da loja não ter o tênis mesmo. Bom, nesse caso imagino que os infelizes saiam da loja numa boa pra ver se tem na loja do lado. Na moral. Bom, quem é que nunca viu um vendedor uniformizado andando apressado pra lá e pra cá num shopping? É uma dessas coisas do submundo das lojas de tênis que a gente não faz idéia que acontece.

E mesmo assim não encontra.

- Olha, o 42 daquele lá não tem mais.

- Humm... E tem previsão pra chegar mais?

- Não, esse aí não vai chegar mais não.

Ah não? Como não? Então quer dizer que uma equipe passa horas desenvolvendo um design diferente, para ser aprovado com enorme sufoco, acredito eu, pela marca, depois muda toda uma estrutura de fabricação, pra fazer meia dúzia de pares e nunca mais fabricar? Aqui, farroupilha.

- Mas tem esse outro modelo aqui, no tamanho 42.

Como assim? Se eu quisesse ver esse, eu teria pedido. Eu quero o outro. O senhor está querendo me entuxar um tênis?

- Deixa eu experimentar... Ficou bom.

- É até mais barato que aquele outro.

- Vou levar.

3 Comments:

At 16:32, Blogger semudei said...

Pior que tênis 42 é calça 42.
Agora que eu tô gordo, tá difícil encontrar calças com esse número. Só tem gordo nessa cidade?

 
At 23:59, Blogger Ditchos said...

foi uma experiência quase real. QUASE.

 
At 19:54, Anonymous Anónimo said...

Só não gostei do aqui farroupilha.

 

Enviar um comentário

<< Home