segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Os lançamentos da Blockbuster

Todo mundo que curte alugar um DVD, um VHS(eles ainda existem?) é sócio da Blockbuster. Tudo bem, quase todo mundo. É, tem muita gente que ainda se mantém fiel às locadoras de bairro, de clube. Com certa razão. Elas são mais baratas, e com essa onda de marketing dominando todas as áreas, várias delas estão inventando promoções, tipo pegue hoje devolva daqui a dois dias, leve mais um filme e ganhe mais um dia, essas coisas. Tem até locadora delivery.

Bom, o fato é que a Blockbuster domina esse mercado. Tá, tem a 1001, a VideoNorte e mais umas outras um pouco grandinhas também. Mas a Blockbuster é a bam-bam-bam desse mercado, desde a inauguração daquela loja lá na Pedroso Alvarenga com a Renato Paes de Barros. Infelizmente. Porque parece que eles não querem ser líderes. Não sei, acho que eles fazem de tudo pra irritar os clientes. Pode ser mania de perseguição, sociopatia, mas ninguém consegue tirar essa idéia da minha cabeça. Eles não gostam dos clientes. E o que é pior, ainda adoram tentam enganar a gente.

Vejamos. Você já reparou que na loja inteira só tem lançamentos? Incrível. Você entra, a atendente te dá aquele boa noite forçado (acho que nunca fui em uma Blockbuster de dia, por isso, só ouço boa noite). Até aí, tudo nos conformes. O problema é o passo seguinte. Você mal entrou na loja e vinte cópias do último lançamento aparecem na sua frente. Todas já alugadas, lógico. Eles podem ter mil cópias de um filme e todas vão estar alugadas. É fato, meu amigo, nem adianta tentar entender. Tudo bem, você não queria ver aquele filme do mesmo diretor de “Sinais”. Aí você anda mais um pouquinho e outras 15 cópias de mais um lançamento. E depois outras várias cópias de vários lançamentos.

Mora aí o perigo. Tirando “O Quatrilho” e “Kill Bill 1”, tudo pra eles é lançamento. Não adianta nem discutir. O filme saiu dos cinemas há quase um ano? É lançamento, sem dúvida. Só na sua casa você já viu esse filme umas 3 vezes, mas ele continua lá. Lançamento. Aquela baita etiquetona. E várias cópias do lado.

Eles não têm vergonha não? Você pensa em um filme e ele tá lá, todo gostosão, na seção de lançamentos. Adeus Lenin? Lançamento. Os Incríveis? Lançamento. Dogville? Lançamento. O que eles acham que é lançamento? Gente, depois de um, dois meses estourando, já não é mais lançamento. Tipo, lançamento é quando acabou de sair. Se não acabou de sair, já não é mais lançamento. Ou tô enganado?

E tem mais, você chega lá na loja com um filme na cabeça. Mas é só dar de cara com aquele monte de lançamento, que você esquece o nome do filme que queria alugar. Ou pior, o filme que você queria é um “lançamento”. Aquelas paredonas cheias de caixinhas vazias. Mas é lançamento, você tem que pagar mais. Afinal, lançamento é lançamento.

Curioso é que na sessão de ação tem uns 10 filmes. Na de aventura, que é ali do lado, uns 12. Na de comédia tem um pouco mais, uns 20, americano adora comédia, e se é bom pro americano, é bom pro brasileiro. Mas na área de lançamentos é diferente. Tem sempre umas 100 opções de lançamento. Impressionante como a gente tem opções. Desde que seja lançamento. E desde que você devolva até as 20h do dia seguinte, pra pegar o desconto de R$1,50. Sabe como é, né? Lançamento custa mais.


Luiz Felipe Pereira queria ser cinéfilo.

4 Comments:

At 16:18, Blogger Maurício Meirelles said...

Pra onde vão as 100 cópias do lançamento depois que o filme não é mais lançamento? Pronto, resolvi a charada. Eles mantém os filmes lá pq não sabem o que fazer depois . Fato.

 
At 18:16, Anonymous Anónimo said...

Essas milhares de cópias de filmes são usadas como matéria-prima pra construção de casas. As home-theaters…

 
At 18:28, Anonymous Anónimo said...

Fantástico Garga!

 
At 21:51, Anonymous Anónimo said...

Gostei,de forma subliminar valorizou a ZN.....

 

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