terça-feira, agosto 19, 2008

O ônibus que você não pegou

O final de um relacionamento é como um ônibus que você corre, corre, mas não consegue pegar. No começo você acelera o passo, tenta pegar, vai atrás, faz de tudo. Você olha o farol fechado, acha que vai dar tempo, se enche de esperanças e corre. Mas aí o farol abre, ou o ônibus tá cheio, ou o motorista não vê você chegando e pronto: você não consegue subir. O ônibus vai e você fica.

Sua reação natural é ficar puto, gritar, xingar o motorista, achar que não vai mais conseguir viver. Você acha que perdeu seu compromisso, que não vai chegar mais a tempo, que já era. Se o tempo estiver ruim, com aquele friozinho, aquela chuvinha, e você estiver sozinho ali no ponto de ônibus, é ainda pior: capaz até que caiam algumas lágrimas do seu rosto.

Aí você vai sentar na calçada com aquele ar triste e esperar. E talvez você lembre que deixou um livro na sua mochila. E talvez você resolva abri-lo enquanto espera chegar o outro ônibus. A espera então deixa de ser triste. Quer dizer, fica menos triste. Até porque o livro que você acabou de abrir, que aqui pode ser entendido como uma metáfora da vida, não é tão chato assim. Pelo contrario, é interessante. Você nem lembrava disso e se surpreende quando percebe que pode continuar ali por um tempão, mesmo se não vier outro ônibus.

E justo quando você está entretido com o livro, mesmo com chuva, solitário e sentado na calçada suja, um outro ônibus vem. Um ônibus que não vai para onde você estava querendo ir; um ônibus que vai para outro lugar, completamente diferente, mas não menos interessante. Sem você fazer sinal, ele pára, e bem à sua frente. Então você sobe e a vida segue. Até você puxar a cordinha e resolver que é hora de descer de novo.

8 Comments:

At 00:37, Anonymous Anónimo said...

Fantástico... uma analogia simples e realista... as coisas passam... mais rápido do que podemos controlar... só resta aproveitar...

 
At 00:37, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 09:18, Blogger semudei said...

metáfora válida também para vans, mini-vans e kombis.

 
At 17:00, Blogger Fecespedes said...

"Comentário eliminado
Esta mensagem foi removida pelo autor."


Cuzão, chinês de merda!

 
At 13:44, Blogger semudei said...

não fui eu q eliminei...foi o autor do comentário, porra.

 
At 22:05, Blogger gica beerhouse said...

me identifiquei tanto ._.
só que ainda estou a espera de um outro ônibus, mesmo querendo que o que passou volte. 8.8

 
At 11:34, Anonymous Anónimo said...

boa, menino.

 
At 14:47, Blogger lau said...

o menino tá ficando demais no ponto de ônibus...

 

Enviar um comentário

<< Home