segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Os atores

Fui no cinema pra ver Cidade Baixa. Lá no Unibanco da Augusta. Filme nacional, todo mundo comentando (todo mundo entre aspas), resolvi ir. Comprei o ingresso, tomei uma água, “nossa, como tem gente estranha aqui”, comprei um mentos pra comer dentro da sala, que ninguém é de ferro e entrei.

Meia dúzia de trailers e uns dez “com licença” depois, começa o filme. Tudo certo, até a segunda cena. Quem aparece na tela? Lázaro Ramos. Isso mesmo, o ator que fez Madame Satã, Carandiru, Meu Tio Matou um cara, o Homem do Ano, o Homem que Copiava, entre muitos outros tantos vários filmes nacionais recentes. E, adivinhe, quem contracena com ele? Wagner Moura. Sim, o JK, que também fez quase todos esses filmes que o Lázaro fez.

Eles são o Batman e Robin do cinema nacional. Não se desgrudam nunca, e fazem muito filme. É impressionante, tirando "O Quatrilho” e “Cazuza”, eles fizeram praticamente todos os filmes brasileiros. Em uma conta bem por cima, dos últimos 20 filmes nacionais de algum sucesso, eles devem estar em uns 10 a 15. Várias vezes dá até um “deja vu”. Os mesmos atores, a mesma temática de pobreza – miséria – violência – perifereria, os mesmos diálogos. “Será que eu já vi esse filme?”

Pra mim, existem três hipóteses. Ou eles são muito bons, ou o cachê deles é muito baixo, ou o Matheus Nachtergale e o Selton Melo desistiram de fazer cinema. É, porque esse dois também tiveram uma boa época de carne de vaca. Tavam em todas.

Mas, pensando no lado deles, será que eles não se confundem? Tipo, não trocam de personagens, não esquecem em que filme estão? Sei lá, no meio do filme eles esquecem quais personagens estão interpretando. “Diretor, esse aqui é Carandiru, né?” “Hum, acho que eu já fiz essa cena em O Homem que Copiava. Ou foi em Meu tio Matou um cara?

Deve dar um baita nó na cabeça deles. E na nossa. Porque eu não aguento mais olhar pro Lázaro Ramos e ver o Madame Satã. Não aguento.


Luiz Felipe Pereira usa muito sua carteirinha de estudante

4 Comments:

At 18:35, Anonymous Anónimo said...

Búúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú

 
At 20:05, Anonymous Anónimo said...

Na verdade todos os filmes vao ser vendidos como um anthology.

 
At 17:57, Blogger Ana Yazlle said...

E a Débora Falabella?

 
At 12:24, Anonymous Anónimo said...

pô brother... tu se esqueceu de mim... tá afim de participar do meu novo projeto?

 

Enviar um comentário

<< Home