sexta-feira, outubro 16, 2009

Generalizações

Por mais que tenha vontade, não posso dizer que toda generalização é burra. Se assim o fizesse, estaria também generalizando.

Generalizar não é um erro. É uma forma de simplificar as coisas, de aproximar a realidade do nosso entendimento, muitas vezes ocultando partes importantíssimas da história. Por falar em história, é incrível como fui enganado pela minha professora do colegial. Para facilitar nossa compreensão, ela fazia generalizações das mais diversas, sempre naquele esquema estanque de causa e consequência, como se todos os eventos fossem facilmente explicados. Em suma, ela mentia.

Muitas vezes temos preguiça de pensar e utilizamos a generalização para traduzir aquilo que sem ela seria impossível explicar em pouca palavras. Quando falamos que o Federer é o Pelé do tênis fazemos uma generalização. Com essa afirmação um leigo, uma pessoa que nunca jogou tênis, saberá que o Federer é o melhor jogador de todos os tempos. Mas isso faz dele um Pelé? Não estamos exagerando quando fazemos essa comparação?

Tendo a desconfiar quando ouço frases que começam com "todos", "tudo", "sempre" e "nunca". Só não digo que sempre desconfio, porque generalizar não é muito a minha praia.

2 Comments:

At 12:47, Anonymous Anónimo said...

TODOS os posts que li até hoje, adurei!

 
At 19:09, Blogger GuTanaka said...

dizer que o Richarlyson é o Pirlo negro é generalizar?

 

Enviar um comentário

<< Home