segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Minhas espinhas

Eu até gosto de peixe. Sério, acho um alimento gostoso, saudável, nutritivo. Inclusive acho que é o melhor animal de estimação que existe. Ele fica lá na dele o dia inteiro, quietinho, não enche o saco de ninguém. Pode ver: o peixe quando tá com fome não dá faniquito e nem fica batendoo a cara no aquário pra chamar a atenção. Ele simplesmente não come, vira e morre. Essa é a vida de um peixe. Faz de tudo para te deixar em paz.

Pois então, os peixes tinham tudo para ser perfeitos, não fosse um pequeno e afiado detalhe: suas espinhas. Deus, por que raios os desgraçados têm espinhas? Injusto. Se eles tivessem ossos, a vida seria bem diferente. Mas não, nada no mundo poderia ser perfeito. Eles já são ótimos, algo ruim tem que ter.

Quer ver? Vai em restaurante a quilo. Tirando aquele franguinho assado nada mais vem junto de ossos, cartilagem e espinha. Só o peixe. E frango assado ainda tem o lance de ter aquele ritual de comer a coxinha segurando no ossinho. Tem gente que adora e isso passa a ser uma qualidade. Agora, perna de boi, bunda de boi, costa de carneiro, cabeça de lagosta, virilha de camelo, nada disso enche seu saco durante a refeição. Nenhum outro alimento. Só o peixe. É um sacana. Se a balança deflagrou 200 gramas de peixe, pode ter certeza: 80% é de espinha.

Aconselho a todos a nunca comerem peixe em lugares públicos. Peixe só em casa. Você senta no restaurante, feliz da vida e aquilo que era para ser uma refeição, vira um tormento. Quem não sabe que você está comendo peixe, acha você um louco doente que enfia toda hora a mão na boca e fica passando o dedo na língua.
O pior é disfarçar. Guardanapo na boca de 2 em 2 mordidas? Quer enganar quem? Nem dogão com purê suja tanto a boca assim. Ah, o guardanapo é por educação? Muy bueno, ninguém vê nada saindo da sua boca, mas vê seu prato ao lado de 67 guardanapos amassadinhos com pedacinhos de comida. Isso sim é educado.
Se é pra ferrar tudo, ferra de uma vez só, caramba.

E quando você enche a boca e de repente percebe que tem uma espinha em algum lugar? Fica a dúvida: engole o que dá até só sobrar a espinha ou enfia a mão na boca pra tentar achar a dita cuja? Você sempre opta pela primeira opção. Daí dá mais uma mordida e vê que não dá. Vai ter que usar o procedimento porcão. E até achar, lá se vão os guardanapos.Resumindo: você se enche tanto de catar espinha dentro da boca que larga uma posta inteira no prato para não fazer mais feio. Por isso que peixe é comida chique: chique não come quase nada.


E outra: nem adianta tentar tirar as espinhas ali no prato. Murphy é amigo dos peixes. Você vai encontrar uma espinha custe o que custar. É até pior tirar no prato, porque aí você se sente confiante na hora de comer e quando menos espera, tcharam, ela ta na sua garganta e você já pensa ” morri, tchau, uma espinha de 3 cm me derrubou. Eu sou um bosta.” Olha isso: os peixes conseguem ser os únicos animais que matam depois de mortos. Será que é porque a vida inteira eles são tachados de bundões? Tipo, é uma vingança divina?

Fala sério, na cadeia alimentar inteira, desde plânctons até bactérias só acontece isso com os peixes. Nunca vi um boi se engasgando com a grama ou um leão se engasgando com uma zebra. Se viesse agora um dinossauro e engulisse você inteiro, ele não se engasgaria com nada seu. É muito injusto.

O pior não é nem eles tentarem estragar sua vida de algum jeito. Duro é saber que mesmo assim, tem gente que os veneram e ainda me obrigam a “tratá-los” com um talher especial.

8 Comments:

At 18:40, Anonymous Anónimo said...

Que frio na espinha, naum?!

 
At 18:42, Blogger semudei said...

O melhor texto de todos até agora.
Disparadaço.

 
At 18:51, Anonymous Anónimo said...

Peixe tá de saco cheio, não come, vira e morre.

Muito simples. Essa é a vida de um peixe, parabéns carioca!!!

 
At 19:17, Anonymous Anónimo said...

Gênio!

 
At 15:18, Anonymous Anónimo said...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHA

 
At 17:25, Anonymous Anónimo said...

Do caralho! Do gran caralho!

 
At 18:06, Blogger Ana Yazlle said...

Deus do céu. Eu até já tinha praguejado contras as tais espinhas, mas você superou.
Bjão.

 
At 23:52, Anonymous Anónimo said...

Bom, aliás um dos melhores, senão o melhor..

 

Enviar um comentário

<< Home